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Cultura - Novas Mídias

 

Segunda-feira, 29 de Junho de 2015

Governos Lula e Dilma despejaram R$ 16 bilhões em publicidade oficial na velha mídia

Da Redação

Os governos do PT foram os mais generosos da história da República no que diz respeito ao uso de dinheiro público para contemplar o setor mais conservador da mídia do país, as TVs. Em 15 anos de governo, o PT já alocou pelo menos R$ 16 bilhões em favor das emissoras Globo, Record, SBT, Band e Rede TV. A soma não inclui os jornais, revistas, rádios e Internet dos mesmos grupos ou grupos ligados ao Oligopólio da mídia. Ao mesmo tempo, a verba publicitária não contempla a mídia que tenta um lugar ao sol neste modelo de comunicação restritivo e ao mesmo tempo elitista.

Os números foram divulgados no Blog do colunista da Folha de São Paulo, Fernando Rodrigues. Nele é possível perceber o quanto as agências contratadas pelo governo são generosas na distribuição de verba mesmo sem a contrapartida da manutenção de empregos. Nos últimos tempos, Rádios e TVs, que são concessões públicas, viraram balcões de negócio. Alugueis de horário para igrejas e espaço para comércio de joias e afins.

Outro fator preocupante é que o Grupo Globo, que abocanha quase metade da verba da TV, é também um dos maiores controladores da publicidade oficial nos seus outros meios de comunicação - o que dá origem à chamda propriedade cruzada: TVs, jornais, rádios, revistas e Internet sob domínio de um mesmo grupo. Enquanto seus donos, os irmãos Marinho, figuram na lista dos maiores bilionários do país, segundo a Forbes, com um patrimônio de US$ 46 bilhões, as empresas demitem profissionais, especialmente jornalistas, cuja idade se aproxima dos 60 anos. O Ministério Público do Trabalho abriu investigação para apurar a denúncia.

Na Band, aquinhoada com R$ 1 bi, um jornalista em tratamento de câncer foi demitido da empresa que cassou também seu plano de saúde. O profissional, de 28 anos, entrou com uma ação na Justiça tentando a revogação da demissão. As arbitrariedades com trabalhadores ocorrem com frequência.

Mas não é apenas na publicidade oficial que as TVs, especialmente a Globo, tem amplo controle. Com a instituição do Bônus de Volume (BV), a verba privada também fica restrita aos grandes grupos de mídia. Para ver os números referentes a jornais e revistas, clique aqui.

Veja os números:

 

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Governos Lula e Dilma despejaram R$ 16 bilhões em publicidade oficial na velha mídia
 

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