• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Conexão TV

Sábado, 03 de Novembro de 2018

Alec Baldwin é preso após confusão em estacionamento

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > cultura > novas mídias

Cultura - Novas Mídias

 

Terça-feira, 19 de Junho de 2018

E o Facebook enganou todo mundo



O Facebook enganou todo mundo

Por Leandro Demori

É um assunto para os nerds do jornalismo, mas vocês deveriam saber que o Facebook criou um programa para combater notícias falsas. O Facebook é uma colônia de notícias falsas, a rede pela qual elas viajam, de onde espocam russos interferindo nas eleições americanas, onde três das cinco notícias mais compartilhadas durante a semana do impeachment de Dilma eram falsas. O Facebook tem um problema, mas decidiu terceirizar esse problema.

Quando um conteúdo é denunciado pelos usuários como "falso", a empresa aciona as agências de verificação Aos Fatos e Lupa. A ideia é que as agências - seguindo um método de código aberto - sinalizem quais conteúdos são, de fato, fake news. "Vereadora Marielle era namorada do traficante Marcinho VP". Falso. A plataforma então se encarrega de diminuir a distribuição desses links. Na prática, fazê-los morrer de inanição.

Parece tudo ótimo se você acreditar na promessa: as agências brasileiras de checagem (pequenas empresas que ainda buscam um modelo de negócios sustentável) conseguem um grande cliente; o Facebook limpa minimamente nossos feeds das mentiras diárias; nós melhoramos nossa dieta de notícias, nos informamos com mais segurança e deixamos esse país menos sofrível.

Na prática a teoria é outra. Já na data do lançamento, as agências foram detonadas por grupos de direita. Fotos de jornalistas foram expostas (e também a de alguns familiares), todos foram pressionados e ameaçados. O medo dos radicais conservadores era que a inanição digital provocasse a morte coletiva dos mentirosos contumazes.

Esta semana foi a vez de parte da esquerda atacar. Sites se viram incomodados com a história do terço que o Papa Francisco benzeu a pedido de um consultor do pontificado para ser entregue a Lula. O canal Vatican News - criado por Francisco e administrado pelo monsenhor argentino Lucio Adrian Ruiz (que também cuida do Twitter oficial do Papa) - emitiu duas versões para a mesma história. Na primeira, apagada posteriormente, dizia que o terço levado pelo consultor não tinha sido enviado pelo Papa. Diante da manchete "Papa enviou terço a Lula", as agências anotaram: falso. E o Facebook agiu de acordo com seu programa anti-fake news.

Sobrou pras checadoras, que confiaram no canal do Vaticano e foram mais uma vez expostas como se trabalhassem para o demônio. As agências, antes do episódio, eram fonte de informação confiável citadas pelos mesmos sites que, depois, as acusaram de censoras. O Facebook criou um escudo usando as marcas Aos Fatos e Lupa pra fugir da própria responsabilidade. Enganou todo mundo.



Leandro Demori
Editor Executivo

 

Veja também:

>> Papa alerta para ditadura que nasce do monopólio da Comunicação

>> Maioria dos brasileiros não acredita em sucesso na Copa

>> Brasileiros acusados de machismo e sexismo por ato na Rússia - vídeo

>> Homem é preso por manter plantação de maconha em casa. E daí?

>> É Gooooollllllllllllllllllpppppppe! Mulher de 86 anos lava nossa alma

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
E o Facebook enganou todo mundo
 

Copyright 2018 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!