• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Conexão TV

Terça-feira, 20 de Junho de 2017

Viva Roda - Felipe Pena faz a roda do jornalismo girar para a esquerda - vídeo

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > cultura > documentários

Cultura - Documentários

 

Domingo, 18 de Junho de 2017

Pantanais do Pantanal - um documentário de Marcelo, Carla e Morgana

Da Redação

Carla, Morgana e Marcelo: a família em busca dos pantanais do Pantanal
Carla, Morgana e Marcelo: a família em busca dos pantanais do Pantanal

A família desembarcou em uma das regiões mais ricas e ao mesmo tempo inóspitas da geografia brasileira para retratar o cotidiano do ecossistema local. Marcelo de Paula e Carla Mendes, casados e sócios da Código Solar, migraram temporariamente para o Pantanal. Ali produziram o 6º longa-metragem que tem a participação da joia rara da família e do documentarismo: Morgana Mendes Paula Carneiro, filha do casal, atuou com câmera adicional fazendo pequenas intervenções na captação de imagem. O lançamento do documentário será no dia 30 de junho, às 10h30, no Instituto Moreira Salles, na Rua São Vicente 476, Gávea.



A presença de Morgana representou também a quebra de alguns tabus. Numa expedição de dois meses por 11 sub-regiões do Pantanal, entre os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ela fez história por onde passou: primeira criança a pisar na Estação Ecológica de Taiamã; ficou frente a frente com onças, jacarés, queixadas e demais animais da fauna do Pantanal. Andou de bimotor, voadeira, veículos de safári e experimentou iguarias da culinária pantaneira: caldo de piranha, sopa paraguaia, arroz carreteiro, saltenha, carne de jacaré, peixes da região com direito ainda a erva do Tereré!

Morgana e a câmera captando imagens no charco pantaneiro
Morgana e a câmera captando imagens no charco pantaneiro  


Foram mais de 10 mil km rodados para contar essa inédita história das 11 sub-divisões do Pantanal. 13 municípios selecionados como sets: Porto Murtinho, Aquidauana, Rio Verde, Sonora, Coxim, Miranda, Bodoquena e Corumbá (MS) e Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger (MT). A expedição ainda rodou nas empoeiradas Transpantaneira (MT); Estrada Parque Pantanal; Estrada Parque de Piraputanga e a MS 228, mais conhecida como Estrada do Corixão. Sem contar as inúmeras vias de acesso às fazendas que apoiaram o Projeto:

Equipe em uma das muitas paradas no intervalo da gravação
Equipe em uma das muitas paradas no intervalo da gravação  


Pouso Alegre Lodge; Jaguar Ecological Reserve; Haras Bafo da Onça da Araras Pantanal Eco Lodge (MT) e Fazenda Igrejinha; 23 de Março; Fazenda Pouso Alto - Pousada Mangabal; Passo do Lontra Parque Hotel; Fazenda São João;
Fazenda Vitrine; Fazenda São José - Pousada Aguapé e Fazenda Baía Grande de Rio Verde (MS).

A Produção percorreu de voadeiras, chalana, balsa de carro e Barco Hotel Jaguar do Pantanal inúmeros rios que compõem a região do Pantanal: Paraguai, Miranda, Taquari, Negro, Aquidauana, Abobral, Jauru, Feioso, Piquiri, Correntes, 3 Irmãos, Rio Verde, Salobra, Rio Vermelho, Cuiabá e outros. Imagens aéreas produzidas por voo de avião bimotor e drones e imagens subaquáticas compõem as belas cenas do filme.

Marcelo, Morgana e o click de Carla Mendes
Marcelo, Morgana e o click de Carla Mendes  


Foram registrados mais de 25 depoimentos para o filme com temas que abrangem o roteiro: Cavalos Pantaneiros, Pesca, Gado Caracu e Nelore, Guerra do Paraguai, ecoturismo, Estação Ecológica de Taiamã, chapéu Karandá, construção da Transpantaneira e da Estrada Parque Pantanal, ocupação humana no Pantanal, Pesquisas Científicas etc.

Com lentes de longo alcance e totalmente em HD, foram filmados mais de 50 espécies da fauna pantaneira, com destaque para nove onças em diferentes locais e atividades, um bando de queixadas atravessando o Rio Paraguai, jaguatirica, casal de araras-azul e de capivaras acasalando, urutau, Tuiuiú pousando no ninho, porco monteiro com filhotes, ema chocando mais de 30 ovos, todas as espécies de cervo da região e inúmeras aves!

A imponência do jacaré do Pantanal fotografado por Morgana
A imponência do jacaré do Pantanal fotografado por Morgana  


Totalmente original, a Trilha Sonora é outro destaque do filme. Composições temáticas nas mãos do talentíssimo carioca Zé Neto, produtor musical, Presidente da Musimagem Brasil, compositor e violonista que já tocou com Suely Costa, Fátima Guedes, Sebastião Tapajós, Robertinho Silva e outros. E uma maravilhosa cena gravada numa Chalana descendo o Rio Taquari, com as violas pantaneiras dos músicos de Coxim, Adão Reis e Kurikaka.

Entre pilotos de voadeiras, guias e técnicos de cinema, a equipe contou com mais de 10 integrantes ao longo da expedição. Sem contar com profissionais de peso que estão envolvidos na pós-produção para correção de cor e mapas gráficos.

O link do documentário Pantanais do Pantanal no Facebook tem o trailer do filme, com mais de 71 mil visualizações. Um média alta para um filme independente:

https://www.facebook.com/pantanaisdopantanal/


Os coordenadores do projeto: Marcelo de Paula e Carla Mendes


Marcelo de Paula


Há mais de 30 anos iniciou suas atividades profissionais como fotógrafo free lance. Como Fotógrafo recebeu dois Prêmios: Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica 2004 (Concurso promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica e Conservação Internacional do Brasil), com matéria publicada na Revista de Domingo do Jornal do Brasil sobre o Parque Nacional do Itatiaia e Prêmio no Concurso Abrace Essas 10 - 2012 (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro).


Produziu trabalhos para a Fundação Roberto Marinho (Livro Tom do Pantanal); para a ONG Conservação Internacional do Brasil (Parque Nacional da Amazônia); Fundação SOS Mata Atlântica (Livros e publicações) e Marinha do Brasil (Livro Navio Veleiro Cisne Branco).

Realizou mais de 10 Exposições Fotográficas no Brasil e uma na Alemanha. Foi editor de imagens da TV Globo, redator do O Globo e assessor de imprensa dos Governos dos Estados Rio de Janeiro (área da Justiça) e Paraná (Jogos Mundiais da Natureza). Participou de grandes expedições esportivas e científicas em diversos parques nacionais brasileiros e regiões remotas do País e do mundo. Com destaque para as expedições Rota Austral, Andes Amazônia e KaraJá. Cobriu a Guerra da Iugoslávia para a Revista de Domingo do Jornal do Brasil e fez duas travessias oceânicas, sendo uma a bordo do Navio Veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil. Trabalhou para produtoras nacionais e internacionais antes de abrir a Código Solar Produções em parceria com a produtora Carla Mendes.

Entre curtas, médias e longa-metragem assina a direção, fotografia e roteiro em mais de 20 filmes e 5 Séries de TV (Expedição Rota Austral - 8 capítulos para o Programa Fantástico da RedeGlobo; Expedição Karajá - O Filme - 5 capítulos para o Programa Domingo Espetacular da Record; Pantanal Um Tesouro do Planeta - 4 capítulos para O Jornal da Noite do SBT e Expedição Karajá e Pantanal Patrimônio Natural do Planeta - ambas com mais de 10 capítulos cada para o Canal Cine Brasil TV). Obras selecionadas para participação oficial em festivais de cinema, exibidas em TVs e cines de várias regiões do Brasil.

Como cineasta ganhou seis prêmios: Prêmio de Melhor Fotografia do Festival Brasileiro do Filme de Aventura e Turismo V FATU - 2009 - com o filme Navio Veleiro Cisne Branco - Uma Embaixada Flutuante; Prêmio de Melhor Série Ambiental de TV do Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental do Ceará 2008 e Melhor Série Ambiental de TV do Festival Brasileiro do Filme de Aventura e Turismo de 2010 - com a Série Pantanal Um Tesouro do Planeta; Prêmio Melhor Filme de Ecologia e Turismo do Art&Tur 2010 - Festival Internacional de Filmes de Turismo de Barcelos - Portugal com o filme Bonito e Pantanal - O Brasil no seu Melhor; Prêmio de Melhor Filme Lusófono doART&TUR 2013 - Festival Internacional de Filmes de Turismo de Barcelos - Portugal - com o filme Aventuras a Bordo do Veleiro Papa-Léguas; Prêmio de Melhor Filme Produzido na Região - 8º Curta Cabo Frio 2014 - com o filme O
Mico-Leão-Dourado de Cabo Frio.

Carla Mendes



Da produção à finalização, Carla Mendes conhece toda a engrenagem da indústria do audiovisual. Como proprietária da Código Solar Produções, desde 2001, aprendeu o passo a passo da construção de um roteiro em filme e, posteriormente, a transformação desse filme de cinema ou TV em Obra Audiovisual, seguindo todos os trâmites legais necessários junto aos órgãos competentes da indústria cinematográfica brasileira.


Com mais de 15 anos de experiência, produziu e editou mais de 30 filmes e cinco séries de TVs. No segmento documentário socioambiental, exibidas nos conceituados programas: Fantástico - Rede Globo; Domingo Espetacular.

- Record e Jornal da Noite do SBT e Canal Cine Brasil TV.

Aliada a essa expertise, formada em Direito, auxilia em todos os processos de legalização dessas Obras. Atuando desde a regularização das certificações na Agência Nacional do Cinema até a posterior negociação e comercialização das Obras para canais de TVs nacionais e internacionais, abertos ou fechados.

A Produtora a qual também é sócia juntamente com Marcelo de Paula, ganhou seis prêmios de cinema e TV, sendo dois deles internacionais. E ainda exibiu conteúdos nos seguintes canais de TVs: Globo, Record, SBT, SESC TV, TV Senado, TV Câmara, TV Brasil, Cine Brasil TV, Curta, Play TV, Woohoo, Fish TV etc.


Serviço - Lançamento

O documentário será lançado no Instituto Moreira Salles (Rua Marques de São Vicente, 476, Gávea - RJ), no dia 30 de junho, às 10:30 hs, em evento fechado para convidados, patrocinadores e profissionais da mídia.

 

Veja também:

>> Cidadão Ilustre: filme argentino surpreende do início ao fim - vídeo

>> Torcida do Botafogo cria "vakinha" para comprar atacante

>> Crítica & Literatura: Os tempos de exclusão e inadequação

>> Moro, Aécio, a prisão e a fotografia

>> Prisão de Aécio será decidida por cinco ministros

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Pantanais do Pantanal - um documentário de Marcelo, Carla e Morgana
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!