• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Conexão TV

Quarta-feira, 10 de Julho de 2019

Racismo na TV:apresentador ofende o povo negro ao criticar Ibope - vídeo

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > astral > religião

Astral - Religião

 

Segunda-feira, 27 de Julho de 2015

Médium assassinado no Rio pode retornar materializado, revela estudioso - vídeo

Da Redação

Gilberto Arruda: médium pode voltar materializado
Gilberto Arruda: médium pode voltar materializado
O assassinato do médium Gilberto Arruda, do Lar de Frei Luiz, no Rio, em 19 de junho, ainda continua gerando discussões, debates e polêmicas nos bastidores. Provavelmente vítima de assaltantes, Gilberto Arruda era considerado uma das principais expressões do centro kardecista. Lá, há décadas desenvolvia uma das mais controversas manifestações espirituais do universo espírita: a materialização. Na prática, é como se o espírito desenvolvesse uma matéria sutil e com ela pudesse ser visto, caminhar, conversar e até tocar e ser tocado pelos mortais. E, de acordo com um dos principais pesquisadores do fenômeno na atualidade, o jornalista e escritor Ronie Lima, Arruda poderá mesmo retornar em forma de espírito materializado para confirmar a principal proposta do kardecismo: provar que há vida após a morte.

O depoimento de Ronie Lima, que promete gerar ainda mais debates entre kardecistas e outros religiosos, foi feito em forma de vídeo produzido pelo também jornalista e editor Élcio Braga. Em três peças disponibilizadas no Youtube e de forma didática, Ronie faz um passeio histórico pela técnica da materialização desde seus primórdios. Com imagens reais do que seriam espíritos materializados, Élcio ajuda a lançar luz sobre aquilo que o ceticismo humano ou cristão se recusa a acreditar: é possível sim haver contato entre mortos e vivos.


Ronie Lima: pesquisador acredita em retorno, mas alerta para fraudes
Ronie Lima: pesquisador acredita em retorno, mas alerta para fraudes  




Leia também:
Lar de Frei Luiz nega procedência de carta de Cássia Eller
Dirigente do Lar de Frei Luiz é assassinado
Médium assassinado foi sepultado


Ronie Lima é autor de vários livros que falam sobre materialização e curas espirituais - outra das tarefas às quais Gilberto Arruda se dedicava. Nos depoimentos o jornalista revela seu passado de comunista-kardecista que mais tarde se tornou incompatível com a noção de que o materialismo político não se coadunava com as pesquisas no campo espiritual.

Veja os vídeos e opine:







Sobre a materialização de espíritos:


Alguns pontos, em especial, chamam a atenção nos vídeos editados por Élcio Braga. Em primeiro lugar, a segurança e tranquilidade do entrevistado Ronie Lima em suas explicações supostamente científicas dos fenômenos. O trabalho de edição também se destaca. Imagens de filmes de Hollywood se misturam com cenas reais da Segunda Guerra e registros de materializações espirituais, para aproximar um médico do III Reich e um mecânico de automóveis do Rio, que acabaram se encontrando no Lar de Frei Luiz.

A história "começa" nos anos 30 e 40, quando Frederick Von Stein se torna um dos médicos mais prestigiados a serviço de Hitler. Chegou a fazer experimentos com judeus, que ele tratava como cobaias, segundo relatos. Próximo à derrocada do regime nazista, o médico morreu - ou desencarnou, como dizem os espíritas.

Fenômeno é contestado por muitos
Fenômeno é contestado por muitos  



Duas décadas depois, Frederick (o espírito dele) teria aparecido no Rio de Janeiro. Mais exatamente no Lar de Frei Luiz, numa sessão mediúnica. Segundo testemunhas, na primeira manifestação, o "ex-médico" ainda não sabia que estava morto. Ele falava (ou esbravejava) em alemão, de um modo rebelde e autoritário.

Após muito trabalho dos médiuns da Casa, inclusive do fundador do Lar, Rocha Lima, o espírito foi sendo doutrinado, com o auxílio de um intérprete. E, aos poucos, começou a ser "usado" nas sessões de cura. Foi numa das salas do Centro que o médico alemão conheceu o mecânico Gilberto Arruda, que tinha uma oficina em Vila Isabel, na Zona Norte da cidade.

Os dois formaram uma parceria que se tornou célebre no meio espírita. Muitas pessoas famosas procuraram ajuda e foram tratadas por Gilberto e Frederick Von Stein. Dentre elas, o tenista Gustavo Kuerten e os cantores Milton Nascimento e Elba Ramalho. O primeiro vídeo mostra como seria o mecanismo de tratamento, através da manipulação das células do sistema nervoso central e emissão do chamado ectoplasma. Pesquisas nessa área se intensificaram no século XIX, na Europa, e também no Brasil ao longo do século passado.

Rocha Lima: orientador do Frei Luiz
Rocha Lima: orientador do Frei Luiz  



Ronie Lima assistiu pela primeira vez a uma sessão de materialização em 1994. Em pouco tempo, ele estava participando dos encontros entre "vivos e mortos" - ainda que involuntariamente, porque até inesperados tapinhas na cabeça ele diz ter recebido de um espírito brincalhão com quem conversava.

O jornalista escreveu três livros relacionados ao tema, um deles chamado "Os Médicos do Espaço". Conviveu muitos anos com Gilberto Arruda, que conquistou sua admiração pela capacidade de incorporação mediúnica e devoção à causa dos pacientes.

Quem também costumava estar nessas sessões era o ex-secretário de Saúde do Rio, Ronaldo Gazolla, que dividia sua atuação entre hospitais da rede pública do município e as tradicionais sessões de quarta-feira e domingo no Lar de Frei Luiz.

No segundo vídeo, Ronie Lima dá mais detalhes de como foi sua "conversão" do ateísmo para a crença de que existem coisas entre o céu e a terra que a ciência ainda desconhece. E como foi a transformação de Frederick, de um frio carniceiro nazista a uma entidade "a serviço da Luz".

O jornalista e editor Élcio Braga
O jornalista e editor Élcio Braga  
Ronie Lima não duvida que existam muitos oportunistas e farsantes se passando por "médiuns videntes", em tudo que é lugar. No próprio Frei Luiz houve um episódio, certa vez, que levou à suspensão dos trabalhos por alguns anos, após um médium que havia perdido seus poderes ser desmascarado.

Mas embora as atividades sejam realizadas num ambiente de muita disciplina e seriedade, também há espaço para a leveza e o humor, conforme revela o jornalista. Ronie fala de espíritos divertidos e brincalhões, que correm e dançam no breu das sessões, em meio às mesas e cadeiras, como se fossem morcegos, nos intervalos dos trabalhos.

Na entrevista a Élcio Braga, Ronie Lima destaca a importância da ciência "não espiritual" especialmente nas situações em que ainda existam dúvidas ou clareza insuficiente nas explicações. Aos céticos, ele indaga: é possível a alguém fraudar o ritual, encenar um tratamento, mas como é possível fraudar a cura? No caso, milhares de pessoas que nas últimas décadas se trataram e curaram no Lar de Frei Luiz.

Leia e ouça também: Estudiosos espírita e evangélico admitem a Reencarnação - entrevistas

Conheça a psicopictografia (pintura mediúnica) desenvolvida por Lívio Rocha:


-
Entrada do Centro Espírita em Jacarepaguá
Entrada do Centro Espírita em Jacarepaguá  

Praça central do Lar de Frei Luiz
Praça central do Lar de Frei Luiz  

 

Veja também:

>> Sob lei espanhola, maioria dos presos brasileiros por tráfico estaria solta

>> Ciranda econômica pode ampliar desemprego, revelam especialistas

>> Tania Malheiros lança na Zona Sul do Rio novo show em homenagem ao Samba

>> A luta do povo negro do Brasil retratada por seis Cantoras Guerreiras - veja e ouça:

>> Com dois anos de atraso, bondes voltam a Santa Teresa nesta segunda-feira - vídeos

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Médium assassinado no Rio pode retornar materializado, revela estudioso - vídeo
 

Copyright 2019 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!